Powered By Blogger

sábado, 24 de abril de 2010

Dicas de segurança nas redes sociais http://migre.me/rsB6

por Fábio Amaro

Devido ao uso cada vez maior das redes sociais como Linkedin, MySpace, Facebook, Orkut, e o mais recente fenômeno mundial, o Twitter, recebemos diversos e-mails destes sites com atualizações dos contatos, solicitações de amigos e colegas de trabalho.

Confira abaixo algumas dicas importantes, preparadas por Fábio Amaro, Gerente de Projetos da EZ-Security, para se proteger na era da Web 2.0
- Checar autenticidade dos emails: não é sempre que verificamos a autenticidade dos emails enviados pelas redes de relacionamento, o que pode ocasionar em riscos ao clicar nos links contidos no corpo da mensagem. Esta é a oportunidade que os remetentes estão esperando para instalar seus códigos maliciosos e passar a explorar dados confidencias das vítimas.

- Segurança de End-point atualizado: mantenha o seu software de proteção de end-point (Antivírus, Firewall, IPS) atualizado para evitar quaisquer riscos ao clicar em emails maliciosos. O ideal é permitir que estes programas baixem as atualizações de forma automática, isto garante uma melhor proteção, mas se isto não for possível procure não passar de uma semana sem atualizar.

- Não clique no link antes de visualizar o endereço: verifique se o endereço de destino é realmente direcionado para o site verdadeiro. Para isso, basta passar o mouse no link, sem clicar. Se o endereço apresentar códigos diferentes do endereço do site, reporte como spam e delete a mensagem.

- Cuidado com o que divulga sobre você na web: as redes de relacionamento são públicas e podem ser acessadas por qualquer internauta. Cuidado com os tipos de postagens sobre seu perfil. Pode não parecer, mas há muita gente interessada em usar essas informações para a prática da criminalidade.

- Cuidado com o que é divulgado na web: muitas informações que estão disponíveis na Internet não são verificadas quando a sua autenticidade, por tanto, desconfie de noticias extraordinárias, que envolvem famosos, se for verdade estas noticias estarão em sites mais confiáveis como jornais e redes de noticias. Despertar nas vítimas interesses imediatos é o objetivo de quem gera este tipo de conteúdo mal intencionado. Dicas de segurança nas redes sociais http://migre.me/rsB6
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: