sábado, 6 de março de 2010

TEMPO LIVRE

TEMPO LIVRE

Pular corda

A brincadeira de criança vira exercício físico e garante boa forma aos adultos

Por Andrea Guedes

Brincadeira de criança, a corda consegue aliar diversão e atividade física. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa de Atividade Física da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelou que o exercício, além de trabalhar todos os grandes grupos musculares, ainda beneficia o coração e desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora. Mais uma opção para quem quer se exercitar, mas não tolera a ginástica tradicional.

O ex-boxeador e professor de Educação Física Miguel de Oliveira, de 56 anos, explica que, no boxe, o aquecimento com corda é fundamental porque melhora o condicionamento físico e desenvolve a coordenação motora. Ex-campeão mundial de boxe na categoria médio-ligeiro, Miguel deixou o esporte em 76 e hoje dá aulas de boxe na academia Companhia Atlética, em São Paulo. "Pular corda é um bom exercício, mas é preciso uma prédisposição do aluno. O orientador deve apenas explicar a ele os benefícios da atividade, sem induzi-lo", explica o esportistas.

Benefícios são muitos. A pesquisa foi feita com um grupo de atletas, que pularam corda durante 60 minutos, cinco dias por semana, durante 10 semanas. No final, eles ganharam pernas e joelhos mais fortes e desenvolveram flexibilidade e agilidade. "De acordo com o treinamento, o exercício com corda pode priorizar tanto o sistema aeróbio quanto o anaeróbio", afirma Miguel.

A intensidade pode ser trabalhada com tempo e velocidade. Por isso, a corda faz bem para o coração e deixa músculos e ossos mais fortes. "Às vezes o indivíduo está com dificuldade de andar ou subir escadas. Então, faz-se um treinamento mais aeróbico, voltado nessa direção. É um trabalho progressivo", completa.

Segundo Miguel, a idade não importa. O prérequisito fundamental é gostar. Muitos alunos com mais de 50 anos procuram as academias, mas não sabem o que querem fazer e terminam adeptos de pular corda. Antes, porém, é preciso uma avaliação médica para que não transcorram problemas durante os exercícios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: